sexta-feira, setembro 08, 2006

Yeah Yeah Yeahs - Gold Lion

Yeah Yeah Yeahs dia 31/10 na Pedreira Paulo Leminski, junto com outras bandas na perna do Tim Festival em Curitiba.

Mudando um pouco de assunto, li esse texto na net e resolvi postar aqui pq concordo em GNG.

OS DOWNLOADS ESTÃO MATANDO A MÚSICA?
SIM, diz Billy Childish.

“Como na maioria das coisas, o que parece ser a grande força dos downloads irá se tornar sua grande fraqueza. O Mais é sempre Menos e a quantidade de coisas que ficam disponíveis com os downloads significa que não há disciplina. O problema não é ter tudo disponível, embora ninguém precise disso tudo. O problema é nossa mentalidade infantil. Quando você tem cinco anos de idade, batatinhas e chocolates a todo instante parece ser sua idéia de paraíso. Coma todos os dias e você vai enjoar deles. Minha esposa baixa músicas porque é conveniente. Fast-food também é conveniente. Conveniência não fazem as coisas melhorarem. De fato, tira a magia e deixa de ser especial.

Até mesmo com as melhores coisas, quanto mais prontamente disponível, mais descartável se torna – e disponibilidade é o veneno da nossa sociedade. Não é nem materialismo. É consumir simplesmente pelo ato de consumir e a música se torna algo que você joga fora. Estamos em perigo de não haver mais música, apenas muzak. Por que você tem que andar por aí com seu iPod toda hora? Isso reduz a música para um chiclete barato, algo que fica de fundo enquanto você faz alguma outra coisa.

Minha visão é que a música ao vivo é a melhor, depois vem o vinil, depois os cds e os downloads estão por último na pilha. É como cozinhar. Fogo à lenha está no topo. Depois vem o gás e fogão e o microondas é a merda. Baixar músicas é como fazer sua comida no microondas. Pelo menos com um álbum a música é sob medida e estruturada e faz sentido no jeito que é apresentada. Baixar música perde isso porque é indiscriminado.

Meu medo é de que ter tudo disponível na internet acabe padronizando a música e resolve todas as pequenas questões. Claro, não é preto e branco. Mas lembre-se que a razão de termos novos formatos é que as pessoas querem encontrar sempre novos caminhos de revender coisas que nós já temos. Meu selo, Hangman, faliu porque me recusei a fabricar cds, que eu pensava que era total roubalheira. Tecnologia digital é marketing para as massas e faz a música ficar descartável. E isso é um sério engano."

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O selo do cara faliu porque ele se recusava a fabricar cd's? E' obvio. Sera' que tem alguem que acha que musica boa so' se for no gramofone? Essa visao dele e' totalmente boba, a musica e a criatividade nunca estiveram tao bem por causa da tecnologia digital.

10:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mas vc faz comida em microondas que eu sei hein??

9:26 PM  

Postar um comentário

<< Home